Hoje Há uma inversão de papéis.
O princípio é simples: o tempo é valioso, por isso toca de cobrar às marcas o tempo gasto com elas. Foi o que fez Paul McCrudden, blogger que trabalha em estratégia na área digital e "futuras tecnologias".
Como é que ele fez isto?
Criou uma conta no Daytum e começou a contabilizar todas as horas gastas a "consumir" as diferentes marcas, durante um período de 6 semanas (a conta dele aqui).
Depois, enviou facturas para as diferentes empresas, com base no custo que atribui a cada hora da sua vida: £102/h, com um "generoso desconto" de 75%.
Por fim, criou um site, o Six Weeks, onde relata toda a sua experiência, incluindo a troca de correspondência com as empresas (sugere-se a este propósito a leitura da brilhante carta do Dir. Geral da Cranberry, empresa que comercializa frutos secos).
Enquanto algumas empresas não conseguem entender a argumentação dele (um dos argumentos de McCrudden é que, ao frequentar por exemplo um café, ele acaba por atrair outros clientes que vêem assim que o café é popular), outras há que a aceitam e acabam por pagar(!!).
A Gerência agradece o precioso tempo que investem na frequência deste estabelecimento e avisa desde já que qualquer factura vossa enviada para aqui servirá automaticamente para assoar um ranhoso nariz cheio de H1N1 e reenviado ao remetente.
Via: Contagious Magazine
Num registo completamente diferente, mas não menos original, está Dave Carroll.
Este músico viu a sua guitarra Taylor ser destruída pela United Airlines num vôo entre Halifax e Chicago. Durante meses tentou ser reembolsado, sem sucesso. Até que perdeu a paciência e criou um hit- United Breaks Guitars. O vídeo abaixo já conta com mais de 5 milhões de views no youtube e quase 22 mil comentários. A música está disponível, gratuitamente, no iTunes.
Agora, a United tenta a todo o custo chegar a acordo com Dave e retirar o vídeo do Youtube, mas ele não está para aí virado.
No extremo oposto da história está a Taylor, que aparentemente já ofereceu uma guitarra a Dave (segundo Marcelo Lourenço, pelo que este pormenor carece de confirmação. Mesmo.).
Parece-me que há grandes lições a tirar de tudo isto, mas não sou eu que as vou dar. O meu tempo é muito valioso.
PS- OK, Marcelo Lourenço correu a confirmar a sua informação. Leia a história aqui.
26 de agosto de 2009
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1 comentários:
Já tens no site do público, e no Youtube o 2º filme da saga… A United já tentou pagar-lhe para o calar, mas ele disse que agora não queria o dinheiro para eles darem a uma instituição qualquer, pois a campanha está a ser um sucesso… Se calhar podíamos tentar algo parecido contra a Groundforce, se calhar não estes partem tudo mesmo não são só guitarras
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