Hoje Há a queda dos ursos polares
Quando se põe no mesmo tacho a Mother London, a RattlingStick e o Daniel Kleinman, o resultado só pode ser bom.
Um trabalho para o projecto Planestupid.
Dica A. Navarro, via ihaveanidea.
24 de novembro de 2009
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4 comentários:
Mto bem produzido, realizado e pos-produzido. Mas... estes gajos não estão a ser um bocadinho demagogos? Já para não falar da hipocrisia desse movimento planestupid. Estou mesmo a ver, é tudo gajos que nunca andaram de avião, nem recebem coisas da amazon que vêm pelo ar...
Sem dúvida, J., sem dúvida. Vem logo à cabeça, não é?
Mas se a publicidade não fosse hipócrita (ou se os publicitários não o fossem), quantos anúncios veriam a luz do dia?
Não defendo a hipocrisia, obviamente, mas se fossemos puristas em relação a isto, seria possível fazer publicidade? Onde se cruzam ética profissional e hipocrisia?
Onde acaba a nossa obrigação de responder a um brief e onde começa a moral?
Não é bem assim, Gerência. Onde a coisa fia mais fino (linda expressão) é nestas campanhas pseudo-ambientalistas e noutras pseudo-humanitárias. Nas campanhas comerciais é o que é: anunciantes a vender o seu peixe e nós publicitários a ajudar. E neste caso em concreto, a comparação entre os kg de CO2 produzidos por um passageiro quando voa e os Kg de um urso polar adulto é tão gratuita que o problema está mesmo no conceito.
Será, J.?
Parece-me que o problema aqui não é conceptual. Qualquer outro conceito encontrado para passar a mesma mensagem (não andem de avião, que faz mal ao ambiente), iria soar sempre a hipocrisia. Porque hipócrita não é a ideia, é a mensagem. É certo que neste tipo de campanha a coisa assume outras proporções, mas há muitas marcas a fazer o mesmo.
Se for preciso, andas a comprar lâmpadas "verdes" feitas na China por crianças de 10 anos que ganham uns cêntimos por um dia de 12 horas de trabalho. É ou não hipocrisia?
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