17 de junho de 2009

D&AD e as vacas sagradas

Hoje Há polémica.

Quando uma "instituição" como o festival D&AD começa a ser alvo de críticas e o seu critério de avaliação e "premiação" começa a ser posto em causa, alguma coisa não pode estar bem.

Em primeiro lugar, fortes críticas à própria comunicação do festival em si:



No seu blog If This Is A Blog Then What's Christmas (de leitura obrigatória), o premiado copywriter e dir. criativo da Lunar BBDO Londres, Ben Kay, escreve a este respeito:

"I watched that excrement and thought, 'Bloody hell, I've gone back to 1976 and someone's replaced one of the world's most respected creative organisations with the sixth form of a school for the retarded and lobotomised.'

Alas, I was wrong."

Depois, o rumo que o festival leva, ao premiar, cada vez mais, acções/design/arte/digital/new media, ao invés dos "tradicionais" tv, press, poster, radio.

O mesmo criativo/blogger sugere num post digno de reflexão que projectos como "Million Campaign" da Droga5 (já aqui servido), o "Great Schlep" (da mesma agência) ou o design das novas moedas britânicas estão noutro patamar completamente aparte e nem sequer deveriam ser inscritos num festival como o D&AD. É uma luta desleal para a imprensa e a tv, argumenta ele.

Por fim, alguns pormenores, como o facto de o novo sistema de moedas britânico (premiado com um Black Pencil) não incluir o valor facial em números... o que realmente dificulta um pouco a vida para quem não lê inglês (ou não lê de todo). É a velha história da forma vs função.

Toda esta polémica está a ser ainda mais empolada (diz a Gerência) pelo facto de apenas 3 agências de publicidade britânicas terem recebido os tão desejados Lápis: BBH, Mother e DDB. Ao que parece, num país de mentalidades conservadoras não tem sido fácil a adaptação aos formatos fora dos 60seg. e das páginas simples. E já se sabe, parar é morrer.

Para ver a lista completa, alguns trabalhos vencedores e muita polémica, dê um salto ao blog da Creative Review.

A Gerência alongou-se um pouco neste tema porque está cada vez mais na ordem do dia. Tudo está a mudar. Algumas das maiores empresas do mundo foram à falência no último ano. Inimaginável há pouco tempo atrás. Os EUA elegeram o primeiro presidente afro-americano (acho que é assim que eles gostam de dizer). O PSD ganhou umas eleições europeias.

Meus amigos, vamos lá meter isto nas cabecinhas de uma vez por todas: já não há vacas sagradas. Só na Índia.

0 comentários: