30 de dezembro de 2008

A morte do diálogo na publicidade?

Num interessante artigo publicado na revista inglesa Campaign de 17 de Outubro de 2008, Alex Benady fala-nos da inexistência de diálogo nos anúncios de tv.

"There seems to be less direct response TV and less product information. That leaves the role of television as being primarily about building big emotional ideas," James Appleby, the broadcast account director at Mediaedge:cia, explains. And that, as we all know, is best done using images and music."

29 de dezembro de 2008

Como ter boas ideias, por Alex Bogusky

24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

O Hoje Há, prestes a chegar a um número de visitantes com três dígitos, pediu à famosa agência AKQA que desenvolvesse o nosso cartão de Natal. Isto já está a ficar grande e há que celebrar duplamente. Os rapazes sairam-se com isto e não se sairam nada mal.
Feliz Natal e que em 2009 haja boas ideias.

23 de dezembro de 2008

Depois do almoço de Natal...

Depois da "Empanada", agora o Cheesecake. Mais um anúncio da Lápiz, a agência da Leo Burnett para o mercado hispânico nos EUA.

20 de dezembro de 2008

Grandes cabeças

Mais um trabalho da inglesa Miles Calcraft Briginshaw Duffy (MCBD) para os Prémios à Eficácia lá do sítio. Um filme que tem cara de ter sido criado pelos planners...

19 de dezembro de 2008

Este ano houve




O pessoal da conceituada revista Contagious deve andar a visitar esta vossa taberna.

Então não é que pegaram em 3 ou 4 posts do Hoje Há, juntaram mais meia dúzia de referências só para disfarçar, escreveram em inglês para dar um ar inteligente e lançam a coisa com grande alarido, chamando-lhe Most Contagious 2008?
Ok, fiquem lá com a bicicleta.

18 de dezembro de 2008

Boas mudanças e más mudanças

“Creatives talk about this all the time. Change is good, we’d all sign up for it and abide by change being good and destruction being part of creativity. But when the changes come from the client, it’s like a whole different world. And suddenly, changes suck. Change is a really bad thing.”

Alex Bogusky, Crispin Porter + Bogusky na Idea Conference 2006

17 de dezembro de 2008

Stop-frame à luz das velas

4 semanas de testes, 5 dias de filmagens, 20 animadores, 288.000 velas, 1600 fotos.
Aqui fica o making-of e o resultado final, com os votos de um feliz ano de 2009, da Electrabel.

15 de dezembro de 2008

The un-loader

Eles vêm em formato powerpoint, excel, .pdf, .jpeg, mpeg, .mov, mp3, .doc, .avi, XXX e outros. E chegam todos os dias vindos de amigos, amigos de amigos que apanharam o nosso email numa corrente, de colegas, patrões, da contabilidade, via spam, etc. São aqueles documentos que toda a gente detesta mas a que ninguém escapa. Eis a solução, apresentada pela nokia: the un-loader. Eu dou o exemplo com a folha de quilómetros:

12 de dezembro de 2008

Levanta-te e bebe


Samedi é uma das figuras centrais da religião voodoo, um espírito com poderes para acordar os mortos. É também uma nova bebida energética, lançada recentemente na Austrália.
Vai daí, a agência resolveu viajar para as profundezas da América e procurar inspiração e a aprovação do Baron Samedi. Dessa viagem e das muitas cerimónias voodoo celebradas, nasce não só a campanha, como um site, um documentário a passar na MTV, um blog, um canal no youtube, uma galeria no flickr e muito respeito...

10 de dezembro de 2008

Virgens aos 50

Qual o objectivo de levar um hamburguer a pontos tão extremos do mundo, onde as pessoas nunca ouviram falar dele, nunca o consumiram nem o poderão voltar a consumir? Quando há gente a passar fome nalgumas dessas comunidades, será que o investimento compensa? Será o retorno maior que a "bad press"? Será que agência e cliente pensaram na visão contrária? Estará a marca a fazer algum bem a estas comunidades ao levar o Whopper até eles? Não ganharíamos mais nós (mundo "civilizado") ao conhecer e provar os alimentos 100% naturais, sem E's, corantes, conservantes, químicos, etc.?
Mais um trabalho da Crispin Porter & Bogusky para a Burger King, este a gerar muitos comentários e polémica no youtube.

9 de dezembro de 2008

Playing for Change

Do já premiado documentário "Playing For Change: Peace Through Music" sai esta primeira música/videoclip. Outras se seguirão, cantadas e tocadas pelo Mundo fora, com o objectivo de unir e inspirar comunidades a se ajudarem mutuamente. No início de 2009 sairá o DVD e CD com banda sonora original.
Mais informações no site do movimento.

5 de dezembro de 2008

Pecha Kucha Night Lisbon



Arquitectos, designers, performers e artistas das mais variadas disciplinas vão reunir-se no dia 9 de Dezembro no Museu da Electricidade para a 5ª edição do Pecha Kucha Night Lisbon, um projecto dos arquitectos Mark Dytham e Astrid Klein que começou em Tóquio em 2003 e rapidamente se transformou num fenómeno mundial.
Segundo a organização, o "
Pecha Kucha Night é um fórum informal para a apresentação de trabalho criativo proveniente de diferentes disciplinas como arquitectura, design, artes gráficas, artes visuais, moda.".

4 de dezembro de 2008

Bem pescado

Diz o David Droga da Droga5 após a sua apresentação nos seminários do Eurobest2008, que está a decorrer em Estocolmo, e diz toda a gente, que uma crise como a que vivemos também se apresenta como uma oportunidade para as empresas e as marcas se destacarem e sobressairem do rebanho, através da criatividade e da estratégia. No entanto, crise é coisa de que a Almap BBDO e a Volkswagen no Brasil nunca precisaram para fazer trabalho que dá que falar. Ou será que alguém fica indiferente a um cão-peixe?

3 de dezembro de 2008

Para quê pagar a uma celebridade?

É muito melhor criar uma, promovê-la, divulgá-la no youtube, na MTV, nas notícias em geral. Foi o que fez a Axe, aquando do lançamento do Body Spray na India. Em poucas semanas, Silky Kumar tornou-se uma celebridade. Aí está o "branded content" no seu esplendor.

1 de dezembro de 2008

Pense bem antes de comprar a prenda de Natal para ela

Aspiradores não são boa ideia. Anuidades do ginásio também não. Abdomizer muito menos. Pense bem, pense muito bem, se não quiser ir parar à casota do cão...
Mais um excelente viral, da Saatchi & Saatchi NY.

Que bom é ter amigos

Hoje há um hino à amizade, segundo os argentinos. E um hino à boa publicidade, também.
Uma hilariante campanha de 4 filmes, com um óptimo complemento online.
No site pode-se ver todos os filmes da campanha e, quem tiver realmente bons amigos, pode criar o seu próprio filme e publicá-lo online. Depois, vai a votos.
A Gerência gostou.