14 de dezembro de 2009
Hoje Há: Bolôr
A Gerência gosta, até porque bolôr é coisa com que estamos perfeitamente habituados nesta tasca.
Bom prov... pois. Divirtam-se.
Via creative review .
11 de dezembro de 2009
Hoje Há: Música
Um trabalho de Matt Devine da The Glue Society para os Metal on Metal.
Bom apetite.
Metal on Metal "BASTARD" from The Glue Society on Vimeo.
Grande Bic!
30 de novembro de 2009
Nova geração de tatuagens
27 de novembro de 2009
Quem quer um estágio na BBH Londres/NY?
A BBH abriu um concurso para seleccionar estagiários. Quem responder melhor a um brief, ganha a hipótese de se borrar todo.
Tudo aqui. Boa sorte.
Prato do Dia: Guinness (outra vez)
O que ganha a marca?
24 de novembro de 2009
Plane Stupid
Quando se põe no mesmo tacho a Mother London, a RattlingStick e o Daniel Kleinman, o resultado só pode ser bom.
Um trabalho para o projecto Planestupid.
Dica A. Navarro, via ihaveanidea.
23 de novembro de 2009
Orbit- Clean It Up
Um trabalho da Evolution Bureau com realização de Ace Norton da Partizan, arte do street artist Goons e música dos Camera Obscura.
20 de novembro de 2009
Space Chair Project
Um trabalho da Grey London.
Bom apetite.
Aconselha-se também o making of.
12 de novembro de 2009
O melhor anúncio de sempre (e outro muito mais fraquinho)
Este é, muito simplesmente, o melhor anúncio de sempre. Vejam com os vossos próprios olhos:
10 de novembro de 2009
5 de novembro de 2009
Google Wave explicado
A ver.
Bom apetite.
Prato do Dia: Guinness
28 de outubro de 2009
23 de outubro de 2009
WHERE THE WILD THINGS ARE
Bons ingredientes. Bom apetite.
22 de outubro de 2009
16 de outubro de 2009
Bom ambiente de trabalho
A propósito do Google Wave, postado ontem, a Gerência achou boa ideia partilhar algumas fotos do escritório da Google em Zurique. Realmente, para ser inovador, há que criar um ambiente de inovação.
OK, não tem aquelas lâmpadas de tecto que fritam moscas, mas ainda assim, não está mal.
15 de outubro de 2009
Google Wave
Como está dito no vídeo abaixo, o email, tal como o conhecemos, foi inventado há 40 anos.
Vai daí, a Google achou que estava na hora de re-inventar o email e criou o Google Wave, o que é sem dúvida uma boa ideia e capaz de gerar muito buzz por si só. Mas tal como aquando do lançamento do Gmail, o Google Wave só vai estar disponível, pelo menos para já, aos sortudos que receberem um convite. Boa estratégia. Não há nada como deixar as pessoas de fora para as deixar roídas de vontade de ficarem "por dentro". É a lógica das "guest lists", aplicada à web.
8 de outubro de 2009
"This Must Be It" - Royksopp
Da Noruega, terra de bom bacalhau, chega "This Must Be It" dos Royksopp, realizado pelo duo Andreas e Filip Nilsson.
7 de outubro de 2009
Alan, um verdadeiro Guitar Hero
Um petisco confeccionado pela MJZ London, com realização de David Shane.
2 de outubro de 2009
Olá Pepsi
Afinal, parece que a notícia sobre a decisão da PepsiCo. de suspender, com efeitos imediatos, os investimentos em publicidade, não passa de uma brincadeira.
A Gerência leu a notícia no site da Advertising Age e depois seguiu o link para a notícia no The Onion. OK, agora já sei que o The Onion é tipo um Inimigo Público (obrigado João Navarro).
Portantos, é isso. A partir de agora, a Gerência vai tomar mais atenção às suas fontes e procurar confirmar todas as notícias.
E como forma de pedir também desculpa à marca, vamos recordar um filme da Pepsi de 2006, que conta com a presença de Britney Spears, Beyoncé e Pink.
Deixa qualquer um cheio de... sede.
1 de outubro de 2009
Quique, A Cabeça
Depois do enorme sucesso do viral XXX (Party), a Diesel volta à carga com a história do Quique (não, não o Flores), um rapaz de 27 anos que nasceu só com cabeça...
O Quique anda à procura de um doador de corpo (ou de partes do mesmo) e o resto da história pode ser visto no site do Quique.
30 de setembro de 2009
Adeus Pepsi, olá Coca-Cola
Depois de na segunda-feira passada a PepsiCo ter anunciado que vai deixar de fazer publicidade à Pepsi, com efeitos imediatos, a Gerência deparou-se com este filme da Coca-Cola Zero, "Happy Kingdom", fresquinho fresquinho, criado pela Ogilvy Argentina, com produção da Passion Pictures e realização de Pete Candeland.
Aparentemente, a empresa vai canalizar o orçamento anual de publicidade (de 1.3 biliões de dólares) para caridade, prémios para os colaboradores com salários mais baixos e poupanças.
Numa coisa Indra K. Nooyi (CEO da PepsiCo) tem razão: quem não gosta de Pepsi, não gosta. Eu até gosto, mas confesso que peço sempre uma Coca-Cola.
Talvez por coisas que ela acha que não servem para nada, como... os anúncios.
Ao pôr em causa 70 anos de publicidade e marketing, será que ela está também a pôr em causa a sua marca? Será o "boca-a-boca" suficiente para fazer vender um produto? Qual será o futuro da marca? E será que outras lhe seguirão os passos?
Esperemos para ver.
18 de setembro de 2009
Hoje Há merda
Não estranharão, portanto, que partilhe esta convosco. Esta fralda, esta ideia e esta merda, a razão da escassez de posts nos últimos dias.
É uma boa merda, não naquele sentido com que se profere um “boa merda” quando se analisa por ex: o plantel do Sporting (já de si parco em ideias), mas no sentido em que é uma merda que vale mesmo a pena limpar. É uma merda que não tresanda (à excepção do mecónio, porque a isso não há pêlo do nariz que resista).
Digamos que é uma merda que é motivo de orgulho (a foto mostra isso mesmo). É merda da boa.
Assim sendo, quando a merda engrossar um bocado, o mesmo acontecerá a este blog. Ou seja, só mais uns diazinhos.
Até lá, a Gerência deseja-vos tudo aquilo que não tem tido: noites descansadas.
8 de setembro de 2009
O furacão "Tsunami"
Apesar de ser uma das questões mais debatidas da publicidade, a velha discussão dos "anúncios-fantasma" veio recentemente agitar o meio e a blogosfera, ainda mais do que a suspensão do telejornal da Manela agitou o país. Tudo isto a propósito deste anúncio da DM9DDB, chamado "Tsunami", supostamente para a WWF:
O título diz que "O tsunami matou 100 vezes mais pessoas que o 11 de setembro." Ou seja, temos de cuidar do planeta, blá blá blá.
Para quem não tem seguido o assunto, há tantos blogs e sites onde ler sobre a coisa que o Hoje Há vai só indicar um (contém vários links) ou dois.
Parece claro que os "fantasmas" só existem porque existem festivais de publicidade. Festivais trazem prémios, prémios trazem visibilidade, visibilidade traz negócio para as agências e aumentos para os criativos. É tão apetecível que, tal como a Carolina Patrocínio afirmaria, é preferível fazer batota.
Só que, depois de anos e anos a premiar batota e a deixar de lado trabalho honesto e "real", os festivais estão a cavar a sua própria sepultura. Estão a perder credibilidade. E de nada servem prémios a quem ninguém liga, ainda para mais quando as inscrições (e as estatuetas, como vimos aqui) nesses festivais são pagas a peso de ouro. E os festivais, que no fundo são um negócio como outro qualquer, estão perante um dilema: ou evoluem ou morrem. A este propósito, aconselha-se a leitura deste post no The Denver Egotist, anterior a esta recente polémica.
Soluções? Apertar critérios, premiar o excelente, deixar de lado os fantasmas. Como? É difícil, mas haverá várias formas. A Gerência concorda com o pessoal do The Dog & Pony Show que nest post sugere um esquema de sanções para todos aqueles apanhados a fazer batota, tipo: anúncio 100% fantasma- agência banida durante 10 anos dos festivais: anúncio "versão do realizador" ou alterado de forma a ficar mais "premiável"- agência banida durante 5 anos; anúncio que passou às 4h da manhã na Madeira ou que foi veiculado 1 vez, pago pela agência, 2 anos banida; todos aqueles que constem nas fichas técnicas, o dobro do castigo das agências.
Isso é que ia ser.
Será fácil de implementar? Alguns argumentarão que não, mas a verdade é que o The One Show já anunciou que o vai fazer (notícia no site do Clube de Criação de S. Paulo).
Será que outros o seguem? Haverá coragem para o fazer? A ver vamos.
Caso se verifique, nada será como dantes. Será um verdadeiro furacão nos festivais de publicidade. E na própria publicidade. Um furacão desencadeado por um tsunami.
3 de setembro de 2009
Contentores
2 de setembro de 2009
art and copy
Já anda a ser servido por tudo quanto é sítio, mas não pode deixar de o ser aqui também.
Do realizador Doug Pray (SURFWISE, SCRATCH, HYPE!), Art & Copy é um filme/documentário que conta com a participação de algumas das mais influentes cabecinhas do mundo da publicidade. Gente que revolucionou esta indústria na década de 60 e que é desconhecida do público em geral: George Lois, Mary Wells, Dan Wieden, Lee Clow, Hal Riney entre outros, têm de certeza coisas interessantes para dizer sobre publicidade, mas não só.
Dica: M. L. de Carvalho.
31 de agosto de 2009
Magic & Fur
Fiquem com "Christine", que ficam muito bem.
Bom apetite.
28 de agosto de 2009
Prato do dia: Coca-Cola
Sra. Rushmore de Madrid acabou de lançar esta campanha. A Gerência não sabe mais nada, mas gostava de saber. Produtora? Realizador? Alguém?
O nosso freguês Ricardo Marques informa:
DCE: Miguel García Vizcaíno
DC: Lucas Paulino y Ángel Torres
Equipo de Cuentas: Amaro González y Marta Martínez... Read More
Director: Agustín Alberdi (México)
post-producion: Punga (Argentina)
A Gerência agradece.
Via: The Denver Egotist
26 de agosto de 2009
Quando as marcas começam a pagar aos consumidores
O princípio é simples: o tempo é valioso, por isso toca de cobrar às marcas o tempo gasto com elas. Foi o que fez Paul McCrudden, blogger que trabalha em estratégia na área digital e "futuras tecnologias".
Como é que ele fez isto?
Criou uma conta no Daytum e começou a contabilizar todas as horas gastas a "consumir" as diferentes marcas, durante um período de 6 semanas (a conta dele aqui).
Depois, enviou facturas para as diferentes empresas, com base no custo que atribui a cada hora da sua vida: £102/h, com um "generoso desconto" de 75%.
Por fim, criou um site, o Six Weeks, onde relata toda a sua experiência, incluindo a troca de correspondência com as empresas (sugere-se a este propósito a leitura da brilhante carta do Dir. Geral da Cranberry, empresa que comercializa frutos secos).
Enquanto algumas empresas não conseguem entender a argumentação dele (um dos argumentos de McCrudden é que, ao frequentar por exemplo um café, ele acaba por atrair outros clientes que vêem assim que o café é popular), outras há que a aceitam e acabam por pagar(!!).
A Gerência agradece o precioso tempo que investem na frequência deste estabelecimento e avisa desde já que qualquer factura vossa enviada para aqui servirá automaticamente para assoar um ranhoso nariz cheio de H1N1 e reenviado ao remetente.
Via: Contagious Magazine
Num registo completamente diferente, mas não menos original, está Dave Carroll.
Este músico viu a sua guitarra Taylor ser destruída pela United Airlines num vôo entre Halifax e Chicago. Durante meses tentou ser reembolsado, sem sucesso. Até que perdeu a paciência e criou um hit- United Breaks Guitars. O vídeo abaixo já conta com mais de 5 milhões de views no youtube e quase 22 mil comentários. A música está disponível, gratuitamente, no iTunes.
Agora, a United tenta a todo o custo chegar a acordo com Dave e retirar o vídeo do Youtube, mas ele não está para aí virado.
No extremo oposto da história está a Taylor, que aparentemente já ofereceu uma guitarra a Dave (segundo Marcelo Lourenço, pelo que este pormenor carece de confirmação. Mesmo.).
Parece-me que há grandes lições a tirar de tudo isto, mas não sou eu que as vou dar. O meu tempo é muito valioso.
PS- OK, Marcelo Lourenço correu a confirmar a sua informação. Leia a história aqui.
25 de agosto de 2009
Uma ideia feliz para todo o sempre
Este é o poder de uma ideia, na saúde e na doença.
Paz, amor e Jimi Hendrix
Peace.
Curiosidade: Hendrix tocava a sua Fender Stratocaster completamente ao contrário, usando uma guitarra de dextro (ele que tocava preferencialmente- mas nem sempre- com a mão esquerda), o que quer dizer que tocava com as cordas invertidas... parece que era por isso que conseguia fazer coisas que mais ninguém conseguia- ou consegue. Como se vê, às vezes basta dar uma pequena volta (literalmente) às coisas para se obter um resultado completamente novo.
24 de agosto de 2009
Um regresso em boa hora
E porque na hora do regresso ao trabalho o que mais apetece é a hora do regresso a casa, aqui fica uma boa dica para controlar o tempo.
Chama-se QlockTwo e foi criado por Biegert & Funk. Não há números nem ponteiros e está disponível em várias cores e línguas.
Pena é o tempo que se tem de trabalhar para comprar um brinquedo destes...
Via: http://www.fubiz.net/
19 de agosto de 2009
FÉRIAS
BOAS FÉRIAS.
9 de agosto de 2009
8 de agosto de 2009
Johnny Walker sempre a andar
A prova de que não é preciso ter um mega orçamento, toneladas de 3D e efeitos especiais, uma multidão de figurantes, dias e dias de filmagens, semanas de pós-produção e a banda da moda a dar música.
Mais um trabalho da BBH de Londres, com realização de Jamie Rafn da HLA.
A Gerência gosta, até porque nesta casa há sempre uma garrafa de Johnny Walker aberta. Pode ser Black.
2 de agosto de 2009
Uma animada Capital da Cultura
Na Lituânia, os senhores da PetPunk criaram estes animados 60 seg. para promover Vilnius, Capital Europeia da Cultura'09.
The Magnificent Town of Vilnius from PetPunk on Vimeo.
Fonte: Boards >> Screening Room >> PI Vilnius, European Capital of Culture - The Magnificent Town of VilniusPosted using ShareThis
30 de julho de 2009
Alice e uma Maravilha
O fantástico realizador tirou mais um coelho da cartola e vai certamente deliciar-nos com mais uma Maravilha.
Bom proveito.
24 de julho de 2009
Melhor do que o filme?
Antes de mais, uma dúvida: como chamam à sequência de legendas que aparecem no início de um filme, indicando os actores principais, realizadors, etc? Ficha técnica? Não, isso é no fim, certo? Genérico? Sequência de abertura? Bom, em inglês é "title sequence" e é disso que se trata.
Na edição de Agosto da Creative Review, Adam Lee Davies analisa, num artigo intitulado "Better Than the Film?", a arte de se fazer estas coisas. Tem muito que se lhe diga, mesmo.
Se quiser ver uma lista das 30 melhores (e as ditas cujas) , está servida no blog da Creative Review. A não perder.
Aqui fica uma das preferidas da Gerência. Bond é Bond.
Bom apetite.
Sobre o mesmo tema, a Gerência aconselha uma visita ao brilhante ArtOfTheTitle.
22 de julho de 2009
Um blog bem parido?
Trocadilhos neo-natais aparte, parece uma boa data para pôr cá para fora alguns números (ok, foi mais forte que eu).
Ora bem, 145 posts, 3977 visitas de 32 países (Irão incluído- onde acham que o Mahmud vai desencantar as suas ideias?), 1:23 em média por visita, 58.36% dos visitantes usam Mac e desses, 32.46% usam o Firefox.
Pesquisas mais estranhas que por alguma razão aterraram aqui no Hoje Há:
“Preciso de dinheiro o que fazer” (como a Gerência te entende!)
“Como fazer prato com chita” (deve ter sido o mesmo que precisa de dinheiro...).
Se não for muito incómodo, a Gerência gostava de ter algum feedback sobre os pratos aqui servidos e aqueles de que gostam mais (até pode ser do nosso visitante queniano).
Publicidade? Design? Arte? Videoclips? Web? What?
O que procuram? O que preferem? O que está bem? O que está mal?
Entretanto, é provável que nos próximos tempos notem algumas diferenças no layout deste vosso espaço. Se tiverem problemas de navegação, por favor avisem. É que a Gerência percebe tanto disto como o Mário Lino percebe de Obras Públicas- o que se percebe por aquela tentativa infantil de colocar a barra do facebook ali à direita.
Passo a palavra.
21 de julho de 2009
Morangos e sapos
O tema chama-se Strawberry Frog e foi realizado por Shynola (lembram-se do Honda "Grrr"?).
O teledisco pode (e deve) ser visto aqui.
19 de julho de 2009
Do Céu ao Inferno em poucos segundos (e vice-versa)
Quando se abre a porta do elevador do Standard Hotel em Nova Iorque, a pergunta que se faz é: "Vai para o Céu ou para o Inferno?".
O conhecido realizador e artista Marco Brambilla (representado pela The Ebeling Group) criou uma instalação de vídeo que é projectada nos monitores dos elevadores do Standard e que acompanha o sobe-e-desce do elevador, levando-o do Céu ao Inferno, passado pelo Purgatório.
Confuso? É melhor ver:
A notícia completa e uma explicação técnica da coisa no site da Boards.
17 de julho de 2009
Hoje Há: a Lua
O site foi para o ar exactamente 40 anos depois da partida da missão (às 09h32 EST de 17 Julho) e a experiência interactiva termina exactamente 40 anos depois (às 16:17 EST de 20 de Julho).
Um boa ideia, 40 anos depois de uma grande ideia.
Vale a pena ler a entrevista aos criativos envolvidos aqui.
16 de julho de 2009
Sk8 or die!
Vem da Anomaly, New York, realizado pelo Jake Scott da RSA Films, Los Angeles.
Diga-se bem ou diga-se mal (e há sempre gente a dizer mal), a Gerência gosta.
Gosta dos planos aéreos, gosta do facto de se evitarem os clichés do skate e gosta sobretudo de que se trata de um viral do primeiro ao último segundo- ao invés de ser um anúncio de tv a que se acrescentam uns planos que ficaram de fora na edição, que se coloca no youtube e se chama de viral.
E o freguês, gosta?
15 de julho de 2009
Um Leão não vale nada, 5 Leões muito menos
5 Leões de Ouro em Cannes não valem absolutamente nada, como descobriu o pessoal da Boondoggle.
Zero.
E como se sabe, a organização do Festival pede uns módicos €900 por uma replica de um Leão de Ouro e €1999 por um Grand Prix.
Belo negócio.
14 de julho de 2009
Jonathan Glazer e o Toque de Midas
Este rapazinho, talvez mais conhecido pelos anúncios que já realizou (Sony Bravia "Paint", Stella Artois "Ice Skating Priests" e "Last Orders", Levi's "Odyssey" e "Kung Fu", Wrangler "Ride" Guiness "Swimmer" e "The Surfer" só para citar alguns) também gosta de se meter na música e da cabecinha dele já sairam pérolas como "Street Spirit" dos Radiohead, o multi-premiado "Virtual Insanity" de Jamiroquai e Live With Me, dos Massive Attack.
Coisinha pouca.
Rai's parta o raio do homem.
The Dead Weather - Treat Me Like Your Mother
One Shot Film Festival
O One Shot Film Festival é, surpresa!, um festival para filmes de plano único.
Podem ser anúncios "reais" ou nem por isso.
A ideia é que, com a crise ou lá o que é que para aí anda, e com a consequente redução de custos, se valorize e premeie as ideias simples e de baixo custo.
A ironia, acha a Gerência, é que o vencedor do Grand Prix de Film no Festival de Cannes deste ano, o Carousel da Philips, tem tanto de "one shot" como tão pouco de low budget...
Inscrições abertas até 1 de Setembro.
13 de julho de 2009
De olho nos novos realizadores
A conceituada publicação Boards está a receber trabalhos até 31 de Julho.
"Do you direct idents, bumps, banners, web comedy, web films, fashion films, short films, long films, animated films, interactive films, interactive billboards or just plain, good old-fashioned "content"?", perguntam eles.
É fazer um reel e enviar para lá, digo eu.
Boards >> Call for Entries: Directors to Watch 2009
Posted using ShareThis
Hoje Há Facebook
Juntem-se, comentem, digam bem, digam mal (mas preferimos o "bem"), reclamem, sugiram.
Todos os 4 que aqui costumam vir.
A Gerência agradece.
10 de julho de 2009
9 de julho de 2009
O apoio gravado no alcatrão
Chama-se Chalkbot e, resumidamente, é um gingarelho que vai permitir pintar 100.000 mensagens de apoio e coragem a doentes com cancro no alcatrão percorrido pelo Tour de France 2009, no âmbito do projecto LIVESTRONG de Lance Armstrong/Nike.
Basta enviar um sms ou ir ao site wearyellow.com e pode ser que a mensagem seja pintada na subida do Alp D'Huez.
Uma boa ideia.
8 de julho de 2009
Porquê tão sério?
Fiquem com o case ""Why So Serious", da 42 Entertainment, que ganhou o Grand Prix em Cyber no Festival de Cannes'09.
Lá que dá nas vistas, isso dá
É para a Coca-Cola, feito pelos senhores da Brand New School.
6 de julho de 2009
O tempo passa depressa
Mais concretamente, Skittles da TBWA\Chiat\Day NY.
A bosta explicada
No entanto, até a bosta tem direito a defesa. Palavra a Fred, de Fred & Farid.
Por mim, o veredicto mantém-se.
11 anos depois, continuam bébés
Onze anos depois do sucesso da campanha "Bébés", a Evian voltou a pegar nestes pequenos seres de fraldas e criou mais um filme.
Mas ao contrário do primeiro, este tem qualquer coisa de ligeiramente... creepy.
Ou talvez seja só a Gerência com o seu humor de segunda-feira. Ou talvez não...
Aqui ficam os dois:
3 de julho de 2009
Bebida do Dia
Mais uma da Mother de Londres, com realização de Tom Kuntz da MJZ.
Cheers.
28 de junho de 2009
Pós-Cannes
12 leões para a Leo Burnett Lisboa, 1 leão para a Fischer, 1º lugar em Young Creative Press e 2º em Young Creatives Cyber. Foi um bom ano para Portugal.
Quanto aos Grandes Prémios.
Se em Filme parecia não haver unanimidade (Dance da T-Mobile, Carousel da Philips e A Day In The Life Of Chennai para o Times of India pareciam ser os mais bem colocados), o Grand Prix fica bem entregue à Tribal DDB de Amesterdão com o trabalho para a Philips. Apesar de não ser tremendamente novo (muita gente compara-o à campanha do Halo 3 que ganhou o GP o ano passado), tem uma ideia relevante para o produto que anuncia e está muito, muito bem produzido.
Já em Press...
Vou dizê-lo com todas as letras: a campanha da Wrangler é uma bosta.
Pronto, já disse.
Óptimas fotografias não fazem óptimos anúncios. E a campanha da Wrangler é isso mesmo: um conjunto de excelentes fotos. Tentem convencer-me do contrário.
Quanto ao resto, parece-me tudo mais ou menos expectável. Aqui fica a lista completa:
Grand Prix Film: CAROUSEL /PHILIPS CINEMA 21:9 / TRIBAL DDB AMSTERDAM, THE NETHERLANDS
Grand Prix Press:WRANGLER/ FRED & FARID Paris/ FRANCE
Grand Prix Outdoor:THEZIMBABWEAN.CO.UK/ TBWA\HUNT\LASCARIS JOHANNESBURG SOUTH AFRICA
Grand Prix Radio:VIRGIN ATLANTIC AIRLINE/ UPPER CLASS TRAVEL/ NET#WORK BBDO JOHANNESBURG SOUTH AFRICA
Grand Prix Design:PAPER BATTLEFIELD / NIKE HONG KONG / NIKE BASKETBALL LEAGUE / McCANN WORLDGROUP Causeway Bay, HONG KONG
Grand Prix Cyber:Interactive Campaigns
THE BEST JOB IN THE WORLD
TOURISM QUEENSLAND ISLANDS OF THE GREAT BARRIER REEF/
CUMMINSNITRO Brisbane AUSTRALIA
Other Interactive Digital Media- Interactive Tools
ECO:DRIVE
FIAT/ AKQA London UNITED KINGDOM
Viral Advertising- Viral Marketing
WHY SO SERIOUS?
WARNER BROS WORLDWIDE MARKETING
THE DARK KNIGHT FILM/ 42 ENTERTAINMENT Pasadena USA
Grand Prix PR: BEST JOB IN THE WORLD / TOURISM QUEENSLAND / ISLANDS OF THE GREAT BARRIER REEF / CUMMINSNITRO Brisbane, AUSTRALIA
Grand Prix Promo:YUBARI / YUBARI RESORT / RESORT FACILITIES / BEACON COMMUNICATIONS Tokyo, JAPAN
Grand Prix Media:KIT KAT MAIL 2009 / NESTLÉ CONFECTIONERY / KIT KAT / JWT JAPAN Tokyo, JAPAN
Grand Prix Direct:BEST JOB IN THE WORLD / TOURISM QUEENSLAND / ISLANDS OF THE GREAT BARRIER REEF / CUMMINSNITRO Brisbane, AUSTRALIA
Grand Prix Titanium:OBAMA/BIDEN PRESIDENTIAL CAMPAIGN / OBAMA FOR AMERICA Washington, USA
Grand Prix Integrated:OBAMA/BIDEN PRESIDENTIAL CAMPAIGN / OBAMA FOR AMERICA Washington, USA
Agency Of Year:DDB Brasil, São Paulo, Brazil
Network Of The Year: BBDO
Interactive Agency Of The Year: Goodby Silverstein & Partners, San Francisco, USA
Direct Agency of the Year: SHACKLETON, Madrid, Spain
Media Agency of The Year: Dentsu, Tokyo, Japan
Palme d'Or: PHENOMENA, THAILAND
26 de junho de 2009
R.I.P.
Goste-se ou não, aqui fica o lendário vídeo de Thriller.
23 de junho de 2009
22 de junho de 2009
Shorlists Cannes 2009
Press:
Fischer: Honda- Opera singer
Fischer: Honda- Bagpiper
Fischer: Honda- Priest
Outdoor:
Lowe: Axe- Baby
Lowe: Axe- Puppy
Fischer: Pó dos Livros- Interpretation
Fischer: Pó dos Livros- Psychedelic
BBDO: Diferenças- Fireman,
BBDO: Diferenças- Soccer player
BBDO: Diferenças- Dancer,
Leo Burnett: Rum Pampero- Museu Efémero
Media
Leo Burnett: Rum Pampero- Museu Efémero
Nada em Radio.
Parabéns aos envolvidos.
Para conhecer as listas completas, visite o site oficial do Festival.
17 de junho de 2009
D&AD e as vacas sagradas
Quando uma "instituição" como o festival D&AD começa a ser alvo de críticas e o seu critério de avaliação e "premiação" começa a ser posto em causa, alguma coisa não pode estar bem.
Em primeiro lugar, fortes críticas à própria comunicação do festival em si:
No seu blog If This Is A Blog Then What's Christmas (de leitura obrigatória), o premiado copywriter e dir. criativo da Lunar BBDO Londres, Ben Kay, escreve a este respeito:
"I watched that excrement and thought, 'Bloody hell, I've gone back to 1976 and someone's replaced one of the world's most respected creative organisations with the sixth form of a school for the retarded and lobotomised.'
Alas, I was wrong."
Depois, o rumo que o festival leva, ao premiar, cada vez mais, acções/design/arte/digital/new media, ao invés dos "tradicionais" tv, press, poster, radio.
O mesmo criativo/blogger sugere num post digno de reflexão que projectos como "Million Campaign" da Droga5 (já aqui servido), o "Great Schlep" (da mesma agência) ou o design das novas moedas britânicas estão noutro patamar completamente aparte e nem sequer deveriam ser inscritos num festival como o D&AD. É uma luta desleal para a imprensa e a tv, argumenta ele.
Por fim, alguns pormenores, como o facto de o novo sistema de moedas britânico (premiado com um Black Pencil) não incluir o valor facial em números... o que realmente dificulta um pouco a vida para quem não lê inglês (ou não lê de todo). É a velha história da forma vs função.
Toda esta polémica está a ser ainda mais empolada (diz a Gerência) pelo facto de apenas 3 agências de publicidade britânicas terem recebido os tão desejados Lápis: BBH, Mother e DDB. Ao que parece, num país de mentalidades conservadoras não tem sido fácil a adaptação aos formatos fora dos 60seg. e das páginas simples. E já se sabe, parar é morrer.
Para ver a lista completa, alguns trabalhos vencedores e muita polémica, dê um salto ao blog da Creative Review.
A Gerência alongou-se um pouco neste tema porque está cada vez mais na ordem do dia. Tudo está a mudar. Algumas das maiores empresas do mundo foram à falência no último ano. Inimaginável há pouco tempo atrás. Os EUA elegeram o primeiro presidente afro-americano (acho que é assim que eles gostam de dizer). O PSD ganhou umas eleições europeias.
Meus amigos, vamos lá meter isto nas cabecinhas de uma vez por todas: já não há vacas sagradas. Só na Índia.
Filet mignon argentino
O terceiro filme da campanha ainda não está no youtube mas pode ser visto aqui.
Bom apetite.
16 de junho de 2009
9 de junho de 2009
Prato do Dia: Cerveja
A Gerência confessa o seu fraco pela Stella, pela Mother e já agora, por Brian Buckley, da Hungry Man.
Boa abordagem.